Colocar a experiência de trabalho em primeiro lugar em um currículo pode ajudá-lo a obter o resultado desejado. Os melhores currículos mostram seu histórico de trabalho em um formato limpo com muito espaço em branco, com as informações mais importantes à esquerda. O cargo, a descrição do trabalho e as realizações devem ser escritas no passado, enquanto os anos em que você trabalhou devem ficar alinhados. Você também deve incluir verbos de ação em seu histórico de trabalho, como excelente, confiável ou mesmo comprovado.
Se sua experiência estiver principalmente na forma de empregos, você deve listá-los em ordem cronológica. Se você trabalhou em várias empresas, liste -as em ordem, com o primeiro mais recente. Tente evitar mais de seis pontos de bala por experiência. Se você teve várias posições em uma empresa, separe -as em vários cargos, permitindo uma variedade mais ampla. Use um modelo de currículo ATS para ajudá-lo a formatar sua experiência de trabalho.
Ao listar sua experiência de trabalho em um currículo, você deve priorizar suas funções e realizações mais relevantes. Inclua seu trabalho mais recente primeiro e posições mais antigas que podem não ser tão relevantes devem ser listadas por último. Você também deve destacar suas principais conquistas e manter o restante da seção de experiência profissional focada e simples. A revista Forbes sugere ter cinco marcadores por posição. As principais conquistas devem atender às necessidades do empregador. Você também pode incluir seu resumo.
A próxima seção em um currículo deve ser sua educação. Em geral, os últimos três anos devem ser listados. Inclua qualquer educação e treinamento relevantes. Além disso, a educação deve seguir a experiência de trabalho em ordem cronológica reversa. Aqueles com diplomas avançados podem excluir sua experiência na indústria de alimentos ou no campo para legal. Se você acabou de se formar na faculdade, inclua qualquer experiência de trabalho relevante que teve fora da sala de aula. Certifique -se de que a experiência seja relevante para o trabalho para o qual você está se candidatando.
O espaço branco melhora a legibilidade
Quando se trata de maximizar a legibilidade do seu currículo, é imperativo que a página esteja bem organizada e contenha amplo espaço em branco. Ter espaço branco suficiente é crítico, porque transmite a mensagem certa ao leitor sobre sua experiência profissional. Também incentiva o recrutador a convidá -lo para uma entrevista. Se você não tiver certeza de quanto espaço branco incluir, tente manter o currículo longe o suficiente para ver as palavras e ainda ver como é a página inteira. Em particular, verifique se cada seção é clara e facilmente legível.
Um currículo com quantidades adequadas de espaço em branco cria um senso de equilíbrio geral e torna o conteúdo mais legível. O espaço branco guia os recrutadores de olho em diferentes seções do currículo. Além disso, inclua títulos de seção claros e concisos para criar pontos focais. Além disso, aumenta a compreensão em 20 %. Quando seu currículo é bem estruturado, é mais provável que o leitor se concentre no conteúdo e não na formatação.
É importante ter em mente que o currículo nunca deve ser um bloco gigante de texto. Deve ser fácil de ler e não parecer um livro. Os gerentes de contratação odeiam currículos com uma desordem de texto sombria e aparentemente interminável. Certifique -se de usar a quantidade certa de espaço em branco, pois demais pode fazer com que a página pareça desorganizada e desorganizada. Existem muitas dicas para maximizar o espaço em branco em seu currículo.
Além de minimizar a quantidade de cópia na página, os currículos também devem incluir amplo espaço em branco. O espaço branco permite que a cópia respire e facilita a digitalização e a leitura. Use uma margem de 1 polegada ao redor e não reduza o tamanho da fonte. Além disso, tente manter suas informações de contato em uma única linha, pois ela cria uma aparência mais simplificada. Se for necessário, use pontos sólidos para separar seu endereço do seu número de telefone ou email.
Não mais que cinco pontos de bala por trabalho anterior listado
É comum que os executivos incluam uma longa lista de realizações em seu currículo. Embora isso possa não ser tão eficaz quanto um currículo de ponto de bala ou parágrafo, é uma maneira muito eficaz de listar muitas realizações. Uma técnica eficaz para listar mais de três a cinco pontos de bala por trabalho anterior listado em um currículo é categorizar as realizações sob o papel que eles mantiveram. Por exemplo, um executivo de recursos humanos pode listar suas realizações sob títulos que descrevem sua área de responsabilidade, como gerenciamento de desempenho.
Os pontos de bala devem descrever o que você fez durante a posição e o que alcançou. Esses detalhes mostram a um empregador em potencial o que você pode contribuir para a posição. Os pontos de bala também mostram a extensão de sua experiência e seu potencial para mais trabalho. Ao colocar suas realizações nas balas, você não apenas impressionará seu empregador em potencial, mas também fará com que eles sintam que deveriam contratá -lo. Portanto, não mais que cinco pontos de bala por trabalho anterior listado em um currículo é considerado ideal.
Se você é um aluno recente ou atual, pode se safar de uma seção de educação mais longa. Você também pode usar pontos de bala para listar informações extras sob o nome e as realizações da escola. Da mesma forma, use pontos de bala para descrever atividades extracurriculares, trabalho voluntário, projetos e outras atividades. A dica mais importante para os pontos de bala é evitar usá -los em todas as páginas do seu currículo. Caso contrário, seu currículo ficará confuso e não profissional.
Use o sinônimo para evitar escrever uma dúzia de vezes
Ao montar um currículo, você deseja ter certeza de que está usando palavras que fazem você parecer impressionante e relevante para a empresa que você se direciona. O uso de palavras -chave ou clichês, no entanto, pode fazer você parecer descuidado e sem graça para um gerente ou recrutador de contratação. Portanto, use um dicionário de sinônimos. O dicionário de sinônimos permitirá que você use mais palavras descritivas e elas ajudarão você a parecer mais impressionante do que você realmente é.
Listar hobbies e interesses
Existem muitas maneiras diferentes de listar hobbies e interesses em um currículo. Por um lado, você deve listar seus hobbies favoritos apenas se eles forem relevantes para o seu trabalho atual. Por exemplo, se você gosta de resolver quebra -cabeças, poderá destacar que é analítico. Além disso, se você joga xadrez, poderá parecer um pensador estratégico, que pode ser útil para uma empresa que deseja saber com quem eles estarão trabalhando. Em geral, você deve manter a lista de hobbies no máximo de cinco.
Adicionar hobbies e interesses ao seu currículo pode fazer você se destacar da multidão e aumentar suas chances de conseguir uma entrevista. Certifique -se de não listar as atividades que o colocam em uma luz ruim, no entanto, para que você possa evitar o constrangimento e facilitar o processo de contratação. Liste alguns interesses relacionados ao trabalho para o qual você está se candidatando e use -os para tornar seu currículo mais atraente para os empregadores.